Como Instalar Wireless (Rede Wi Fi) – Passo a Passo

A cada dia que passa se tornam mais comuns as redes wireless. Para quem não é familiarizado, as redes wireless são redes que disponibilizam sinal de internet, porém sem a utilização de fios. Tais redes são essenciais para quem utiliza a internet em dispositivos móveis, como tablets e smartphones, além dos clássicos notebooks.

Entretanto, muitos usuários ainda encontram dificuldades a respeito de como instalar wireless. Por isso, preparamos um artigo especial, com dicas e passos para se instalar uma rede sem fio, rapidamente.

wi fi

Para realizar o processo, você necessitará apenas de um roteador sem fio, acesso à internet e um computador. Neste exemplo, utilizaremos o roteador Planet 410. Apesar de escolhermos este modelo, os passos as dicas são aplicados, de maneira semelhante, à outros modelos de roteador.

Como Instalar Wireless

Primeiramente, insira na barra do navegador o endereço de IP padrão do roteador. No caso do Planet 410, o endereço é “192.168.1.1”. Para outros modelos, basta consultar o manual do roteador.

Em seguido, serão solicitador a identificação de usuário e a senha. Como esta é a primeira vez que estamos instalando este roteador, deverão ser utilizados os dados padrão: usuário = admin; senha = admin.

Com o auxílio do assistente de instalação, inicie a configuração: defina uma nova senha para o roteador. É extremamente importante redefinir a senha, para que a sua rede não seja invadida por usuários desconhecidos. Em seguida, selecione o horário local.

roteador wifi

Nos endereços de IP, deixe a configuração como está. Na próxima tela, insira os dados que você utiliza parasse conectar cm a internet (e-mail de usuário e senha).

Em seguida, habilite a rede sem fio, clicando na opção “Enable”. Para finalizar este passo, opte por reiniciar o computador.

Ao reiniciar, insira novamente no navegador o endereço de IP padrão “192.168.1.1”. Em seguida, informe o novo usuário e a nova senha, cadastrados anteriormente. Você será redirecionado à página de configuração do roteador.

Nesta página, você deverá deixar as configurações conforme seguem abaixo:

- Marque a opção “IP WAN”, para que o IP seja sempre obtido automaticamente;
- Na opção “Auto-Reconect”, selecione “Always On”. Assim, a rede wireless sempre estará conectada;
- Na opção “Wireless”, clique em “SSID” e defina um nome para a sua nova rede wireless;
- Para finalizar, será necessário autenticar a sua rede. Através do modo “WPA”, defina uma senha de acesso, a qual será utilizada por todos os dispositivos que desejarem utilizar esta rede sem fio. A nova senha deve conter de 8 a 63 caracteres. Encerre clicando no botão “Apply”.

Pronto! Agora a sua rede wireless está pronta para utilização. Caso haja alguma complicação durante o processo, resete o roteador e reinicie o processo de instalação.

Vídeos:

Loading...


Faça um Comentário