Como Instalar Varal de Teto – Passo a Passo

É um processo relativamente fácil. Veja como instalar um varal de teto.

Existem dois tipos de varais de teto: os fixos e os de varetas móveis, que permitem baixar as varetas individuais. Os primeiros são mais baratos, mas os de varetas individuais são mais práticos e facilitam o trabalho doméstico, por não compactarem as roupas lavadas, permitirem a fixação em diferentes alturas e diminuírem o tempo de secagem.

Publicidade




A maioria dos varais de teto disponíveis no mercado é produzida em alumínio, com pintura eletrostática (o material é inoxidável e anticorrosivo), que aumenta a vida útil. As medidas ficam entre 0,90 e 1,40 metros, o que significa pouco espaço para a instalação. O produto é ideal para pequenos espaços.

trocar varal de teto

Como Instalar Varal de Teto

O varal de teto pode ser instalado em tetos de gesso e drywall (placas de gesso fixadas em uma parede) com buchas específicas. Vale lembrar que a capacidade do produto fica entre três e cinco quilos por vareta (o que significa até 16 peças de roupas em um varal de 1,40 metros).

Antes de começar a instalar o varal de teto, é preciso ler atentamente o manual de instruções, pois cada produto tem as suas especificidades. Em geral, é preciso fazer quatro furos no teto, acompanhando a furação lateral do varal e aparafusar os ganchos com as carretilhas (ou roldanas) simples.

Em seguida, faça dois furos com broca de seis milímetros na parede lateral ao lado do varal de teto. Eles devem ficar a 15 e 30 centímetros. Estes pontos devem receber as buchas e as carretilhas duplas. O centro dos dois furos deve estar alinhado com o centro dos furos do teto.

varal de teto manual

A 1,50 metros do chão, fure a parede com broca de seis milímetros (de preferência, os furos devem ficar alinhados com as carretilhas duplas), insira mais uma bucha e rosqueie o gancho.

Corte a corda do varal de teto ao meio, dobre uma das metades e passe as duas pontas em uma das carretilhas da parede e nos orifícios de cada uma das carretilhas instaladas no teto, formando uma das laterais.

Repita a operação com a outra metade da corda na outra carretilha da parede, formando a outra lateral. O próximo passo é amarrar as quatro pontas nos furos laterais do varal de teto. Levante o varal até o teto e deixe descer dez centímetros.

Faça um nó na altura do gancho: isto determina a posição superior do varal de teto (que precisa ficar alinhada, para não haver riscos de desabamento). O segundo nó deve ser feito na altura em que a roupa deve ser colocada e retirada. O varal de teto já está instalado e pronto para receber as roupas para secar.

varal de teto

Dificuldades para instalação de varal de teto

O varal de teto é ideal para quem mora em apartamentos e outros espaços pequenos. Instalar o produto parece um bicho de sete cabeças, mas não é realmente uma tarefa difícil.

Na instalação de um varal de teto, o maior problema dos amadores é a simetria das furações. Utilize uma caneta marca-texto para auxiliar o emprego da furadeira: o planejamento é importante, pois, uma vez feito o furo, fica muito difícil corrigir o erro.

Quem não tem confiança nas próprias habilidades manuais pode optar por um varal de chão, que não necessita de nenhuma instalação e é dobrável, podendo ser retirado depois da secagem, garantindo assim a funcionalidade do ambiente, seja a área de serviço, o banheiro ou a cozinha.

+ Leia também:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *