Como Instalar Piso Laminado – Passo a Passo

O piso laminado é uma opção econômica para transformar um ambiente. Veja como instalar.

O piso laminado pode ser instalado em todas as áreas secas da casa: é possível colocá-lo em quartos e salas, meu o uso do acabamento precisa ser evitado em cozinhas, banheiros, lavanderias e varandas, por exemplo.

Publicidade




Com preços a partir de R$ 30 pelo metro quadrado (uma excelente relação entre custo e benefício), ele ajuda a reduzir os custos da reforma e a instalação pode ser feito pelo proprietário, com algumas noções básicas de simetria e estética.

Piso Laminado – Como Instalar

piso laminado

O material é bonito, resistente, durável e prático, além de ser um grande aliado para pessoas alérgicas, já que não acumula sujeira e é de fácil limpeza. É possível instalar 50 metros quadrados de piso laminado em um único dia, sem quebradeira (desde que seja um piso preexistente, nivelado e sem buracos), com modelos fixados sistemas de cola ou clique.

O contrapiso para o piso laminado pode ser de madeira, cimento, cerâmica, pedra ou vinil colado. O material não pode ser instalado sobre outro piso flutuante (como carpetes têxteis ou de madeira); no caso de pisos de madeira (tacos, assoalho, etc.), é preciso ter certeza de que o contrapiso tenha passado por um processo de impermeabilização.

É preciso instalar o piso laminado respeitando-se as indicações de uso. O material imita os padrões da madeira, no que se refere a cores e texturas, por exemplo. É produzido com estrutura de HDF (high density floor, ou tábuas de fibra de alta densidade) e o trabalho é finalizado com um filme decorativo, que reproduz as características da madeira, e um overlay, que garante o brilho.

A instalação do piso laminado é feita com a técnica de flutuação: as tábuas são encaixadas umas nas outras (no sistema macho-e-fêmea), sem uso de cola ou grampos. São quatro etapas: o balanço, o substrato HDF, o laminado decorativo e o overlay.

Na verdade, não se deve perguntar se o piso laminado é resistente. A pergunta mais adequada seria: é resistente para este ambiente? O material é sempre durável, desde que se escolha o tipo mais indicado para o uso e o espaço.

Os laminados são submetidos a testes de abrasão, que medem a resistência a abrasoes. Os testes são simples: consistem em pesos giratórios, de 500 gramas, envolvidos em uma lixa de grana 100 (uma lixa grossa, geralmente empregada para remover oxidações em metais). A resistência indica o número de ciclos que o piso sofreu antes de apresentar danos visíveis.

Os pisos laminados disponíveis no mercado suportam mais de 900 giros (AC1: mais de 900; AC2: mais de 1.500; AC3: mais de 2.000; AC4: mais de 4.000; e AC5: mais de 6.000). Os números são definidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

piso laminado

Cuidados importantes para instalação do piso laminado

Se você é ou pretende se tornar um especialista em bricolagem (ao menos para alguns trabalhos domésticos de decoração), só receba materiais acessórios originais para instalação de piso laminado (da mesma marca), para não perder a garantia. Isto vale não só para as tábuas, mas também para as mantas e acessórios.

Armazene o material (sempre na horizontal, sem usar apoio nas extremidades, para evitar empenamentos) em local seco, protegido do Sol e da chuva. Antes de ser instalado, o piso laminado deve ficar armazenado por no mínimo 48 horas, para que o material se “acostume” às condições climáticas da região (a exceção é a marca Durafloor, produzido pela empresa Eucatex: nas instruções, o fabricante desaconselha esta prática).

Faça um teste antes de instalar o piso laminado: coloque pequenas placas de plástico, coladas com fita plástica, sobre o piso que deverá receber a finalização. Dois dias depois, verifique se não surgiram manchas escuras ou se o plástico não acumulou gotículas de água. É a senha, em caso negativo, para começar o trabalho de bricolagem.

Dê umas batidinhas no chão com um instrumento perfurante. Use um esquadro para verificar se o ambiente tem ângulos retos (neste caso, é preciso instalar o piso laminado em diagonais). Há muitos sistemas para instalação do piso laminado. Bricolar é uma bincadeira séria; Entre no site da empresa antes de começar a aplicação.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *